8 de abril de 2009

Sua cidade tem biblioteca pública?

A lista suja: 362 cidades brasileiras sem bibliotecas!

Levantamento do Sistema Nacional de Bibliotecas mostra que ainda restam 362 municípios que não possuem nenhuma biblioteca pública no Brasil (eram 1.300 em 2003).
As regiões onde a situação é mais crítica são o Nordeste e o Norte, onde, não por coincidência, os índices de leitura, segundo a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, também são os mais baixos do País.
O estado em pior situação é o Piauí, onde nada menos do que 79 cidades não possuem esse serviço público essencial. Em seguida, aparecem a Bahia, com 67; a Paraíba, com 48; e o Rio Grande do Norte, com 28 cidades.Onde ainda faltam bibliotecas.
O Amazonas é o estado na região Norte que lidera a lista da falta de bibliotecas: ainda precisa abrir unidades em 24 cidades. Em seguida, aparece, no Centro- Oeste, Goiás, com 25 municípios sem elas.
No Sul, o Rio Grande do Sul, estado conhecido por sua tradição leitora, amarga um triste quadro: é o único estado da região que ainda não tem bibliotecas em todas as suas cidades (elas inexistem em 13 localidades).
No Sudeste, o papel feio fica com São Paulo, onde, segundo a Fundação Biblioteca Nacional, existem 15 municípios sem o equipamento. Ali, Espírito Santo e Rio de Janeiro já resolveram esse problema, enquanto que Minas Gerais ainda aparece com 4 cidades sem bibliotecas. Alguns diziam ter resolvido o problema!
A maioria dos estados sem bibliotecas está no Nordeste: Alagoas (3), Ceará (2), Maranhão (11), Pernambuco (10) e Sergipe (3). No Norte, são os seguintes: Acre (2), Amapá (3), Pará (5), Rondônia (1) e Roraima (5). No Centro- Oeste, Mato Grosso do Sul (3) e Tocantins (10).
Vale a pena registrar: alguns dos estados que aparecem nessa lista suja da Fundação Biblioteca Nacional chegaram a alardear, há tempos, que haviam zerado seu déficit de bibliotecas.


Fonte: Portal O Barriga Verde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário