1 de outubro de 2009

Disney terá site de livros eletrônicos para crianças!

Brooks Barnes
A Walt Disney espera que um novo e ambicioso serviço digital transforme a maneira pela qual as crianças leem as suas histórias. No que descreve como um momento de definição para o setor ¿ ainda que os rivais certamente estejam céticos a respeito, a Disney Publishing planeja introduzir um novo site de livros por assinatura.

Uma assinatura anual de US$ 79,95 permitirá que as famílias tenham acesso a centenas de livros da Disney em formato eletrônico, de Winnie the Pooh and Tigger Too a Hannah Montana: Crush-tastic!

O site disneydigitalbooks.com, dirigido a crianças de entre três e 12 anos, está organizado por nível de leitura. Na seção "olhe e ouça", para leitores iniciantes, os livros serão lidos por atores, com música de acompanhamento (e cada palavra lida será destacada na tela no momento em que é pronunciada).

Outra área é dedicada a crianças capazes de ler sem ajuda. Se não conhecerem uma palavra, basta clicar para que uma voz a leia em voz alta. Capítulos de livros para adolescentes e jogos de conhecimentos complementam o serviço.

"Para os pais, isso não vai substituir o tempo dedicado a ler histórias para seus filhos", diz Yves Saada, vice-presidente de mídia digital da Disney Publishing. "Acreditamos que é possível existir uma coexistência entre diferentes formatos de leitura".

As editoras já vêm experimentando há alguns anos com livros eletrônicos, no mercado infantil. A HarperCollins dispõe de cerca de mil títulos infantis em formato digital, a Scholastic oferece o BookFlix, um serviço de assinatura para escolas e bibliotecas que combina um livro de histórias em vídeo com um livro eletrônico de não ficção sobre um tema aparentado. Curious George está disponível para os usuários do iPhone.

"Não surpreende que as empresas tentem promover mais assinaturas para seus acervos de conteúdo", disse Margery Mayer, presidente da Scholastic Education, sobre o novo serviço da Disney.

Mas alguns observadores do mercado de livros eletrônicos estão impressionados. "Não é nada parecido com os produtos da Disney que já existem no mercado", diz Sarah Rotman Epps, analista de mídia na Forrester Research que pôde ver uma versão prévia do site. "Eles são os primeiros a dizer que vão oferecer todo o seu catálogo online em um só lugar, para venda direta aos pais".

Ao adotar um modelo de assinatura para o conteúdo online ¿ em lugar de concentrar atividades no download de conteúdo e venda de aparelhos, como a Amazon com o seu Kindle -, a Disney está fazendo uma aposta específica sobre o direcionamento do mercado infantil, ao menos nos próximos três a cinco anos. A decisão pode ter consequências mais amplas nesse segmento do mercado editorial, nem que seja pela dimensão das operações da Disney, que vende 250 milhões de livros infantis ao ano.

"A empresa sente que aparelhos não oferecem uma experiência em nível Disney para as crianças e suas famílias, e concordo com ela quanto a isso", disse Epps.
A Disney Publishing tem aspirações digitais para o segmento de celulares e dispositivos portáteis, no futuro, disse Saada, mas por enquanto se concentrará no site, que foi projetado tendo a segurança como prioridade. Há controles integrados, por exemplo, que dificultam visitas das crianças a porções menos salubres da web.

"Queremos transformar a leitura em algo ainda mais importante na vida de uma criança, e se pudermos fazê-lo de maneira nova e interativa, excelente", disse Russell Hampton, presidente da Disney Publishing.

Mas o ponto central da nova estratégia é promover os negócios. As crianças estão lendo menos, e a Disney, como outras editoras, está batalhando para reverter a tendência.
Robert Iger, o presidente-executivo do grupo, também notificou a todas as divisões da companhia que as mídias digitais terão de propiciar lucros. Já não basta que elas sirvam como uma extensão dos esforços de marketing.

Hampton disse que o site digital da Disney foi projetado de maneira a permitir a posterior inclusão de outros negócios ¿por exemplo, cursos digitais de idiomas. A Disney considera que os serviços de educação podem ser uma área frutífera de crescimento, especialmente no exterior.
Um grande esforço de marketing será lançado para divulgar o site. Três milhões de cartões postais promocionais serão distribuídos em exibições de filmes da Disney, e um componente voltado a sites de rede social tem o objetivo de atingir 14 milhões de mães. Também estão sendo preparadas demonstrações nas lojas da Apple.

Até o momento, a Disney Publishing havia agido apenas esporadicamente no segmento digital, oferecendo alguns títulos voltados ao público jovem para o Kindle e licenciando alguns de seus livros infantis para a LeapFrog, produtora de brinquedos educativos. Cerca de 500 títulos estarão disponíveis no site na terça-feira, e novos títulos serão acrescidos duas vezes ao mês. (A Disney controla um catálogo de milhares de livros.) Haverá conteúdo exclusivo no final do ano. E o site começará a oferecer livros em outros idiomas em 2011.

A empresa testou uma versão do site junto a mil crianças e famílias, meses atrás. As crianças passaram em média três horas no site em um período de cinco dias, diz Saada. Depois de concluir o teste, 76% dos pais disseram que assinariam.

Algumas das crianças participantes tiveram dificuldade para navegar entre os níveis de leitura, porém. Epps também se queixou de alguns "problemas de usabilidade". Hampton diz que os defeitos foram sanados.

"Sempre vai haver certa dose de tentativas e erros quando uma nova dimensão é acrescentada a um negócio", disse.

Tradução de Paulo Migliacci ME
The New York Times
29 de setembro de 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário