12 de março de 2010

Profissional da informação!

No dia 12 de março comemora-se o Dia do Bibliotecário.
O bibliotecário é o profissional responsável não só por preservar a informação, como também por fornecê-la e disseminá-la. Tem a responsabilidade de garantir acesso rápido e seguro a essas informações, em qualquer formato ou mídia, além disto, faz a mediação entre o usuário e a informação.
O bibliotecário é um agente cultural com função pedagógica. A criação da Biblioteconomia está ligada à história do livro, ao desenvolvimento das técnicas internacionais de reprodução de conhecimento e à divulgação da informação.
No Brasil, temos 39 escolas de formação acadêmica que formam bacharéis em Biblioteconomia. Estes desenvolvem atividades de organização, tratamento, análise e recuperação de informações em diversos níveis e suportes físicos (impressos, eletrônicos etc), por meios manuais e automatizados, com vistas ao atendimento das necessidades informacionais de todos os segmentos da sociedade, aos avanços científico-tecnológicos e ao desenvolvimento social do país.
Além do trabalho em bibliotecas, universidades e órgãos governamentais, cresce a procura por seus serviços em centros de pesquisa, empresas, museus e comércio. Outras possibilidades são a prestação de assessoria e consultoria para editoras, atuando como profissionais liberais. O profissional deve ter intimidade com as novas tecnologias, que estão transformando profundamente a área.
Para atuar como bibliotecário é preciso, após a graduação, obter o registro no Conselho Regional de Biblioteconomia, cuja profissão é regulamentada por leis federais.
Osias do RosárioPresidente da ACB - Associação Catarinense de Bibliotecários

Fonte:
Diário Catarinense

2 comentários:

  1. DÁ SATISFAÇÃO VER UM PROFISSIONAL SÉRIO... DIVERSAMENTE DO QUE SE APRESENTA COMO ARTE EM FLORIPA, VEJA O CASO DO BOITATA IN(CAN)DE(S)CENTE... A MEMÓRIA DE FRANKLIN CASCAES DESRESPEITADA POIS USAM O SEU NOME COMO ITEM DE EDITAL... UM GANCHO PARA EMBOLSAR VERBA DO GOVERNO...

    ResponderExcluir
  2. Minha prima mais querida!!! ;)

    ResponderExcluir