18 de agosto de 2009

Tendências da TI: Busca em tempo real!


Pessoal,

já que o assunto do momento é o twitter, esse post traz dicas de ferramentas de busca em redes sociais e de um novo paradigma no mercado de buscas que é a busca em tempo real.

Essa dica eu colhi no blog do consultor da IBM, Cesar Taurion, em seu blog (disponível aqui). Segundo Cesar, O Google hoje é sinônimo de busca da Web. Mas, o ritmo de novidades que surgem a cada instante na Internet está se acelerando. Milhões de informações são disponibilizadas a cada segundo por novas tecnologias como Twitter, blogs, redes sociais e outras plataformas de auto-publicação. Os motores ou mecanismos de busca atuais como o Google não conseguem captar estas informações na velocidade em que surgem.

O Google baseia seu mecanismo de busca utilizando seu mecanismo de Pagerank que é baseado na relevância que um determinado conteúdo tem para seus usuários. Ocorre que um site ou uma notícia publicada hoje levará dias para ganhar a relevância necessária nesse mecanismo de Pagerank e poder ser o primeiro da lista das buscas realizadas na Internet. Desta forma os motores de busca atuais não conseguem acompanhar o ritmo da geração de conteúdo que é criado na Web pelos novos serviços como redes sociais e o Twitter.

Diante desse cenário, surgiu a oportunidade para algumas startups lançarem motores de busca voltados a coletar informações quase em tempo real recém postadas na Web via Twitter e redes sociais, ao invés de buscá-las em sites Web, muitas vezes com informações geradas há muitos anos atrás.

Cesar testou alguns desses motores de busca em tempo real. Eles retornam informações postadas há poucos minutos ou segundos antes. É quase como “ver” ao vivo algum evento…Uma mensagem gerada há um minuto atrás não necessáriamente é relevante, mas a presteza da informação sempre terá seu valor.

Os motores testados por ele foram :
Collecta (http://www.collecta.com/)

Complementando a dica do Cesar, vai a dica do meu amigo Pagotti (@mpagoti) que é oTwitterfall (http://www.twitterfall.com).Você. Você pode fazer uma busca por um termo e saber o que as pessoas estão escrevendo sobre ele naquele instante. Além disso, ele oferece busca utilizando mecanismos de geoprocessamento, ou seja, você pode restringir a busca a uma determinada região do mapa.

Outra dica interessante que encontrei no blog do Cesar foi um site que mostra o resultado de buscas em 3D. É o Spacetime (acesse aqui). Façam um teste e procurem pelo termo “Cloud Computing”.

Diante desse novo paradigma dos mecanismos de buscas, resta saber quais serão os próximos passos do Google em relação a esse mercado.

Um abraço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário