24 de março de 2009

Web 2.0 em Bibliotecas:

Em homenagem ao Dia do Bibliotecário (12/03), no dia 13 de março foi realizada a Palestra "Web 2.0 em bibliotecas"

Proferida pela bibliotecária portuguesa Teresa Laranjeiro.

A biblioteca 2.0 deve proporcionar acessibilidade, interatividade, colaboração e participação dos usuários junto a ela.

O objetivo principal de pensarmos em ferramentas da Web 2.0 em bibliotecas é principalmente para facilitar o trabalho do bibliotecário e também o acesso do usuários seja ao acervo ou para fazer uma sugestão e receber uma informação de forma rápida e precisa.

Foram citadas algumas ferramentas que já fazem parte do nosso dia-a-dia como usuários mas que talvez não pensemos em aplicá-las às bibliotecas. São elas;

Blog: gratuito, fácil de criar e usar, pode complementar o site da biblioteca e tem inúmeras aplicações. É muito mais que um diário eletrônico.

Twitter: é considerado um micro-blogging. Gratuito, fácil de usar, possibilita a fácil comunicação e também pode complementar o site da biblioteca.

Delicious: um tipo de lista de favoritos disponível on-line de qualquer computador em qualquer lugar do mundo. Também é gratuito, acessível, operado com linguagem natural.

Cada bibliotecário precisa identificar quais ferramentas são adequadas a sua biblioteca e aos seus usuários. Mas é preciso planejamento, persistência e avaliação, caso contrário a idéia morre com o primeiro problema.

Se você pretende utilizar a Web 2.0 em sua biblioteca, também é preciso familiarizar os seus colaboradores com essas ferramentas. De nada adianta lançar uma idéia que as pessoas não conhecem ou não estão familiarizadas.

As bibliotecas ainda são locais muito conservadores e muitos bibliotecários são resistentes às novidades, não conseguem ver sua atuação longe do papel, do livro em meio físico. Antes de mais nada crie um ambiente propício para a utilização dessas ferramentas, crie a cultura do compartilhamento de informações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário